UFO

segunda-feira, 29 de agosto de 2011
oo





 

Aproveitando a confirmação do show deles no Brasil - 26/05 no Carioca Club - , resolvi fazer esse post. A banda nasceu originalmente em 1969 como Hocus Pocus, formada por Phil Mogg (vocais), Mick Bolton (guitarra), Pete Way (baixo) e Andy Parker (bateria). Pouco tempo depois mudaram o nome para UFO, em um clube londrino onde conheceram Noel Moore que os convidou para assinarem um contrato com a Beacon Records.


Em 1970 lançam seu primeiro álbum, UFO 1, exemplo do clássico estilo da banda, um blues boogie com elementos do hard rock. O álbum acabou sendo ignorado pelos EUA e pelo Reino Unido mas o UFO já começava a ganhar fama internacional, principalmente no Japão e na Alemanha com os singles "C'mon Everybody" (uma versão mais pesada para o clássico de Eddie Cochran, no mesmo estilo da versão tocada nas apresentações ao vivo pelo Led Zeppelin), "Boogie For George" e "(Come Away) Melinda" (que já havia sido gravada em Junho do mesmo ano pela banda também estreante, Uriah Heep).

UFO 1 - Download

Formação: Mick Bolton (guitarar), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria), Pete Way (baixo).

Em 1971 a banda lança seu segundo álbum, mais influenciado pelo progressivo e pelo space rock, onde aparecem as faixas mais longas gravadas pela banda em estúdio. "Flying", com 26 minutos e meio e "Star Storm", com quase 19 minutos.  Uma curiosidade sobre a música "Flying", no final dela há uma gravação ao contrário que nada mais é do que uma frase do poema "Gunga Din", escrito pelo indiano Rudyard Kipling: "Tho' I've belted you an' flayed you, By the livin' Gawd that made you, You're a better man than I am, Gunga Din!" seguida de uma frase desacelerada: "Yes we know, it's all been done before before before".


 Flying - Download

 Formação: Mick Bolton (guitarra), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria), Pete Way (baixo).

Devido ao enorme sucesso no Japão e ainda ignorados no Reino Unido eles resolvem lançar um álbum ao vivo, lançado apenas no Japão em 1972. Sendo o último com Mick Bolton na guitarra.

Live - Download

Formação: Mick Bolton (guitarra), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria), Pete Way (baixo).  

Enquanto Mick Bolton queria manter o estilo progressivo e o space rock na banda os outros integrantes buscavam um som mais puro, mais "fácil de ouvir", visando sucesso comercial. Sendo assim, Mick abandona a banda, que busca Larry Wallis, ele permanece por pouco tempo, assim como Bernie Marsden (que mais tarde tocaria no Whitesnake) até finalmente recrutarem o ainda jovem, mas genial, Michael Schenker (que ainda nem sabia falar inglês) com 18 anos e que já havia fundado o Scorpions um ano antes. Schenker já tinha conhecido o UFO quando o Scorpions abriu uma de suas apresentações na Alemanha.

Com uma nova gravadora, Chrysali Records, novo produtor,  Leo Lyon (baixista formador do Ten Years After) e novo guitarrista, eles gravam o álbum "Phenomenon", em 1974. Deixando o space rock definitivamente, eles finalmente conseguem o reconhecimento que sempre sonharam nos Estados Unidos e no Reino Unido, com os clássicos absolutos "Rock Bottom", "Space Child", "Doctor Doctor" e "Oh My".

Phenomenon - Download

 Formação: Michael Schenker (guitarra), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria), Pete Way (baixo). 

 O álbum seguinte, "Force It", só confirmaria a ascensão da banda. Além de marcar a estréia dos teclados na banda, com Chick Churchill e da Hipgnosis, empresa genial, criadora de capas de bandas como Pink Floyd, Led Zeppelin, Yes, Wishbone Ash, Genesis e muitas outras. Curiosamente essa foi a capa mais polêmica do UFO, tendo até que ser amenizada para os EUA. Mesmo assim a empresa continuaria produzindo as capas da banda durante toda a década de 70. Os destaques do álbum vão para a lindíssima "High Flyer" e para a rápida "Let It Roll"

Force It - Download

Formação: Michael Schenker (guitarra), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria), Pete Way (baixo).
Já considerados parte do primeiro nível do hard rock da época eles gravam seu quinto álbum, "No Heavy Petting". Um álbum mais fraco que os anteriores, talvez por causa da pressão da gravadora para que produzissem algo novo, mas mesmo assim contendo ótimas músicas como "Belladonna" e "On With The Action".

No Heavy Petting - Download 

Formação: Michael Schenker (guitarra), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria), Pete Way (baixo), Danny Peyronnel (teclado).
Agora com um tecladista fixo, Paul Raymond (Savoy Brown) a banda grava em 1977 o álbum "Lights Out", o mais aclamado da banda pelos críticos e considerado por muitos o que finalmente gravou o nome deles como um dos clássicos do hard rock. Contém as pérolas "Too Hot To Handle", "Lights Out"e "Love To Love

Lights Out - Download


Formação: Michael Schenker (guitarra), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria), Pete Way (baixo), Paul Raymond (teclado).
Em 1978 é lançado "Obsession", último álbum de estúdio com Michael Schenker (até sua volta em 1993) na guitarra principal, que saiu para voltar ao Scorpions, onde gravou apenas 3 músicas, para o álbum "Lovedrive" e depois para seu projeto solo o Michael Schenker Group. O álbum teve 2 singles lançados: "Only You Can Rock Me" e "Cherry".

Obsession - Download
 

Formação: Michael Schenker (guitarra), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria), Pete Way (baixo), Paul Raymond (teclado).
Há um ano atrás o álbum ao vivo "Strangers In The Night" havia sido gravados nos EUA mas só foi lançado em 1979. Foi um sucesso total de crítica e vendas sendo considerado até hoje um dos melhores álbuns ao vivo já feitos. Recentemente a revista Planet Rock organizou uma enquete onde ele ficou em terceiro lugar, atrás apenas do clássico "Live & Dangerous" do Thin Lizzy e "Made In Japan" do Deep Purple. Em outra enquete, desta vez da revista Classic Rock, o álbum ficou novamente bem colocado, em segundo lugar, e perdendo novamente para o Thin Lizzy.

Strangers In The Night - Download


Formação: Michael Schenker (guitarra), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria), Pete Way (baixo), Paul Raymond (teclado).

Agora sem Michael Schenker, o grupo contrata Paul Chapman para o álbum "No Place To Run". Produzido por George Martin, famoso por seu trabalho com os Beatles. Triste com o resultado do álbum, o tecladista Paul Raymond abandona a banda no final da turnê do mesmo e é substituído temporariamente por John Sloman do Uriah Heep até a chegada de Neil Carter, que ajudou a preencher o cargo de compositor e letrista, deixado vago por Schenker.

 No Place To Run - Download
 

Formação: Paul Chapman (guitarra), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria), Pete Way (baixo), Paul Raymond (teclado).
 
O álbum sucessor, "The Wild, The Willing And The Innocent", de 1981, foi melhor recebido e voltou a emplacar uma música no Top 20 do Reino Unido com "Lonely Heart". A sonoridade deste álbum é mais leve, mais puxada para o pop rock que fazia muito sucesso na época.

 The Wild, The Willing And The Innocent - Download
 

Formação: Paul Chapman (guitarra), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria), Pete Way (baixo), Neil Carter (teclado).
 
Em 1982 a banda lança "Mechanix" que chegou ao oitavo lugar nas paradas britânicas contendo o hit "Back Into My Life". Um ano depois um dos formadores da banda, o baixista Pete Way deixa a banda para formar o Fastway com Eddie Clarke (Motörhead). Daqui pra frente as capas começam a ficar muito feias por causa do fim do contrato da Hipgnosis com a banda.

Mechanix - Download
 
Formação: Paul Chapman (guitarra, baixo), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria), Neil Carter (teclado, baixo).

Em 1983 o baixista Billy Sheehan é contratado e a banda grava o álbum "Making Contact". O álbum foi um fracasso completo, e para tentar salvar a reputação da banda Phil Mogg propõe o fim da banda, fazendo a turnê de despedida com o baixista Paul Gray.

Making Contact - Download 
 

Formação: Paul Chapman (guitarra), Phil Mogg (vocais), Andy Parker (bateria), Neil Carter (teclado), Billy Sheehan (baixo).

Phil Mogg ainda alimentava uma chama de esperança de que a banda pudesse voltar a fazer sucesso com outra formação que não a original e lançou o álbum Misdemeanor em 1985 e o "Ain't Misbehavin'" em 1988, os dois contendo apenas Phil como integrante original. Ambos foram novos fracassos de venda, culminando no final parcial do UFO.

Misdemeanor - Download


Formação: Paul Chapman (guitarra base), Phil Mogg (vocais), Jim Simpsons (bateria), Paul Raymond (teclado), Paul Gray (baixo),Tommy McClendon (guitarra solo).

Ain't Misbehavin - Download

Formação: Phil Mogg (vocais), Jim Simpsons (bateria), Paul Raymond (teclado), Paul Gray (baixo), Tommy McClendon (guitarra).

Em 1992 Phil decide voltar e consegue reunir uma nova formação para o UFO, contendo o baixista original Pete Way e o grande tecladista Don Airey (Deep Purple, Ozzy, Judas Priest, Jethro Tull, Whitesnake, Rainbow...) e grava o ótimo "High Stakes & Dangerous Men", mostrando que o UFO estava de volta.

High Stakes & Dangerous Men - Download

Formação: Phil Mogg (vocais), Laurence Archer (guitarra), Pete Way (baixo), Clive Edwards (bateria), Don Airey (teclado).

Finalmente o que todos os fãs aguardavam acontece, Michael Schenker e Andy Parker aceitam voltar à banda, completando assim a clássica formação da época de ouro do UFO. E assim gravam os álbuns Walk On Water (1995), Covenant (2000) e Sharks (2002), sendo os dois últimos sem Andy Parker que precisou sair da banda e foi substituído pelo baterista do AC/DC, Simon Wright.

Walk On Water - Download
 

Formação: Phil Mogg (vocais), Michael Schenker (guitarra), Pete Way (baixo), Andy Parker (bateria), Paul Raymond (teclado).

Covenant - Download

Formação: Phil Mogg (vocais), Michael Schenker (guitarra), Pete Way (baixo), Simon Wright (bateria), Paul Raymond (teclado).

Sharks - Download
 

Formação: Phil Mogg (vocais), Michael Schenker (guitarra), Pete Way (baixo), Simon Wright (bateria), Paul Raymond (teclado).

Após o último álbum Schenker decide deixar a banda permanentemente para cuidar de seu projeto solo. Para o álbum "You Are Here" (2004), Phil Mogg contrata Vinnie Moore, um grande guitarrista, que já havia tocado no álbum "Hey Stoopid" da tia Alice, e o baterista Jason Bonham, filho da lenda, que precisou substituir Andy Parker devido à problemas de saúde.

You Are Here - Download
  

Formação: Phil Mogg (vocais), Vinnie Moore (guitarra), Pete Way (baixo), Jason Bonham (bateria), Paul Raymond (teclado).

Agora com formação fixa, Phil, Vinnie Moore, Andy Parker, Pete Way e Paul Raymond lançam os álbuns "The Monkey Puzzle" (2006) e "The Visitor" (2009). Obtendo boas críticas da imprensa especializada.

The Monkey Puzzle - Download

Formação: Phil Mogg (vocais), Vinnie Moore (guitar), Pete Way (baixo), Jason Bonham (bateria), Paul Raymond (teclado).

The Visitor - Download

Formação: Phil Mogg (vocais), Vinnie Moore (guitarra), Pete Way (baixo), Jason Bonham (bateria), Paul Raymond (teclado).

0 comentários:

Postar um comentário